Fazer com que as suas interfaces digitais entreguem uma boa experiência ao usuário, envolve estratégia, empatia e atenção aos detalhes. O que nós da Move sempre enfatizamos é que: Boas experiências levam a um ótimo posicionamento de marca, que gera valor e fideliza clientes que, consequentemente, se convertem em leads e vendas.
Ao entrar em contato com esse universo de UX, alguns conceitos se confundem e nós vamos esclarecer as coisas pra você.
Design Responsivo e Mobile First não significam a mesma coisa. Embora os dois termos tenham a ver com dispositivos móveis, a forma com que são criados e estruturados são diferentes.
Mobile First, o que é:
Mobile First é uma abordagem que surgiu em meados de 2009, o conceito está em – ao criar interfaces digitais – começar pelos dispositivos movéis, para depois adaptar para desktops e outras plataformas. Essa abordagem surgiu em meio a crescente utilização do celular como principal dispositivo de acesso à internet pelos usuários.
Ao entender a importância do celular, você deve tomar melhores decisões para o projeto que se propôs a fazer. Se essas decisões são deixadas para o final do processo, podem ser diluídas ou mesmo deixadas de lado.
Design Responsivo, o que é:
Já o Design Responsivo é uma técnica de estruturação do layout de um site para que ele se adapte aos mais variados tamanhos e formatos em que ele está sendo acessado. Ou seja, a sua resolução em smartphones ou tablets, manterá praticamente a mesma essência independentemente do dispositivo ser acessado por desktop ou mobile.
A técnica não visa apenas a adaptação de layout em resoluções diferentes, mas, sim, em proporcionar uma boa experiência ao usuário
Características: Mobile First x Design Responsivo
Vantagens de utilizar Mobile First
- Melhor posicionamento no ranking do Google. Em 2018 o Google afirmou priorizar o rankeamento de sites que utilizam essa técnica.
- Experiência melhorada. Mobile First garante uma experiência mais adequada e agradável aos olhos, uma vez que as informações fundamentais da interface são entregues com facilidade.
- Gerar Valor. Quando um usuário acessa uma plataforma desenvolvida sob o conceito de Mobile First, ele consegue perceber – mesmo que de forma inconsciente – que a empresa em questão está preocupada em oferecer uma melhor experiência ao consumidor.
- Mais rápido. A informação deve ser mais dinâmica em dispositivos móveis, uma página criada via mobile first, oferece agilidade de fluidez na busca pela informação.
Vantagens de utilizar Design Responsivo
- Aumento de vendas. Uma experiência responsiva faz com que os índices de compra aumentem. Os acessos via celular já são maioria frente aos desktops.
- Menor taxa de rejeição. Por ter uma experiência significante, as chances do usuário fechar o site brevemente são pequenas.
- Valorização pelo Google. A empresa também ajuda quem se preocupa com responsividade, logo, um site responsivo tem mais chances de aparecer no resultados de busca.
Conclusão
Dizer que que um ou outro é melhor, talvez, não faça sentido. Cada um dos conceitos possui suas forma particulares de proporcionar uma boa experiência aos seus usuários.
Antes de iniciar qualquer projeto de interfaces, é preciso tomar uma decisão sobre qual conceito usar, considerando as particularidades do briefing, buscando sempre o melhor resultado.
Como Migrar Sua Empresa Para O Digital?
Conheça o passo a passo que a Move Digital preparou pra você. Clique aqui, o acesso é gratuito.