Adaptação e inovação devem andar juntas diante deste novo cenário. Atualmente o trabalho está em nossas mãos o tempo todo, pelo smartphone. A forma de se trabalhar é algo sem fronteiras e o desenvolvimento para essas plataformas precisam estar sempre em constante evolução, proporcionando a melhor experiência possível.
Em 2016 de acordo com recente pesquisa realizada pela Revista Field Technologies, 49% das empresas utilizam os dispositivos móveis como forma primária de comunicação em campo, e 75% considera a adoção deste tipo de tecnologia. Hoje estima-se que esses números já ultrapassam a marca de 80%.
Embora o título do post fale sobre futuro, vamos ser realistas, não tem nada de futuro aqui, o trabalho realizado a partir de smartphones é verbo presente. A questão que assombra o mercado é se estamos trabalhando mais pelo ou para o celular. Pois do entregador de delivery que recebe pedidos a qualquer hora ao cliente que demanda retornos pelo WhatsApp — todos o usam para trabalhar, num expediente sem limites.
Hoje, nove em cada dez brasileiros utilizam o seu para trabalhar fora do expediente, como mostra uma pesquisa da Deloitte. Ao mesmo tempo, 76% fazem uso do celular para fins pessoais durante o expediente. Ou seja: o smartphone F%#$@ com a fronteira entre trabalho e vida pessoal.
Como se não bastasse, a pandemia de coronavírus fez da quarentena a nova realidade para centenas de milhões de pessoas mundo afora — e do home office, o novo normal para boa parte de nós. Assim, o smartphone ganhou ainda mais espaço como uma espécie de central existencial de nossas vidas.
Como a sua empresa está lidando com isso tudo?
As interfaces digitais do seu negócio (site, apps, e-commerce) estão otimizadas para receber uma maior demanda e gerar mais resultado amanhã? Se a resposta for não, talvez, você esteja perdendo uma imensa oportunidade de ter um lugar quentinho no bolso dos consumidores.
A intenção desse post não é despertar sua ansiedade, é alertar você pra não cair na falácia de que “no futuro tudo vai ser digital”. Não vai, já é!
E por falar em ansiedade, podemos adicionar nessa receita: Algoritmos, big data, internet das coisas e inteligência artificial, coisas que já estão presentes em muitos locais e serviços, e a tendência é que -ai sim- em um futuro breve, as tecnologias substituam humanos.
Percebe porquê já está mais do que na hora do seu negócio migrar para o digital?
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